i=Siga Piovezam Soluções Web no Instagram Curta Piovezam Soluções Web no Facebook

WhatsApp: (11) 9.4303-3234

Tráfego pago e a relação com o final de ano!

08/11/2021

Quem aí já anuncia por mais de um ano, sabe que nessa época o tráfego pago acaba ficando um pouco mais caro, não é mesmo?

Isso ocorre devido alguns fatores, mas o principal é: O número de pessoas que estão anunciando aumenta consideravelmente, para observar isso basta ver como fica mais demorado a aprovação de um anúncio, como o chat de suporte deles fica com uma fila enorme e como eles mesmo enviam e-mail e mensagens explicando isso... Eu já recebi, você recebeu? Além daquelas que pede para reforçar sua segurança pois nessa época do ano ocorrem também muitas invasões a contas de anúncio, principalmente por conta do recesso das agências, onde as contas ficam sem monitoramente por um tempo maior...

Mas antes de entender de fato o por que os seus custos podem ficar maiores...É importante saber como funciona o leilão dos anúncios!

Sim, toda plataforma de anúncio, seja o Facebook, Instagram, Google ou absolutamente qualquer outra tem um número limitado de displays - displays são posições onde seu anúncio pode aparecer - e para isso, eles precisam fazer um leilão, pois veja só.

Se considerar que um dia tem 24 horas, a plataforma possui 4 displays e temos 2 anunciantes com a mesma configuração, como ele vai fazer para distribuir os anúncios de forma equalitária, deixando o jogo justo para que todo mundo apareça o suficiente para ter uma chance de vender? A plataforma só consegue mostrar um anúncio de cada vez! E então em 24 horas ele vai ter mostrado x vezes cada anúncio, distribuindo de forma equalitária as chances de exibição para a pessoa certa! Ou será que ela mostra o anúncio do seu concorrente para uma pessoa que tem mais chance de comprar e o seu ela mostra para aquela pessoa que talvez não compre?! Imagine a mesma quantidade de display, só que com 5 bilhões (número do último levantamento conhecido) de anunciantes, como eles vão saber quem mostrar primeiro? E até mesmo quem ficará de fora e nem mesmo será exibido?

Vamos lá, funciona mais ou menos assim:

Considerando as configurações do seu anúncio, ou seja, o local que quer exibir, o horário que quer exibir, o público, o valor que quer pagar e etc digamos que você tenha 500 concorrentes que tem a mesma configuração: - Eles querem mostrar o anúncio deles nos mesmos displays, para as mesmas pessoas e no mesmo horário.

Como esse leilão vai funcionar?

Pra quem pagar mais né?

Em tese essa resposta está errada!

Muitos desconhecem que o algoritimo (sim para os anúncio existe um também, não é só pro feed não) é um bicho inteligente e usa alguns outros fatores para definir quem ele vai mostrar primeiro, quem ele vai mostrar mais vezes e até mesmo quem ele vai dar mais destaque, mostrando para aquele público mais qualificado que falei acima. No Google por exemplo quem ele vai colocar mais ao topo não é definido só pelo dinheiro não. A qualidade do seu anúncio vai contar muito...

Pra se ter uma ideia, assim que você faz um anúncio ele dá um "boom", o Facebook por exemplo sai entregando para o máximo de pessoas (respeitando ao máximo suas configurações) tentando conseguir o máximo de conversões e assim entender se você configurou tudo certinho, se o resultado for bom ele continua a entregar, caso contrário seu anúncio vai ficando cada vez pior e pode até parar de ser exibido, principalmente se a concorrência for grande - coisa que acontece no final do ano - por que como disse, o algoritimo é inteligente depois do teste ele viu que seu anúncio não é relevante para o público, e então ele não será mais mostrado! - Tá pensando o que? Eles se preocupam com os usuários, não querem só dinheiro não... Essa fase chama-se fase de aprendizado e aqui temos um ponto importante, você precisa deixar ela rodar e precisa de um número certo de conversões para que a plataforma entenda pra quem ele deve mostrar o anúncio, então nada de colocar pouco dinheiro no começo das suas campanhas, nem mesmo deixar ela rodar pouco, ou mudar demais... "Eu tenho um post no Instagram que fala sobre isso..."

Por isso, estudar, aprender e otimizar é sempre importante, as boas práticas nos anúncios te ajudam a ter resultados melhores do que as outras pessoas que fazem tudo de qualquer jeito, então você pode aparecer mais, gastando até menos! E isso não é mágica!

Agora que você entendeu um pouco mais de como funciona os anúncios de tráfego pago, pense que o final de ano chegou! Aí um monte de anunciantes "invadiram" as plataformas, e eles querem gastar rios de dinheiro, afinal, ficaram o ano inteiro só se preparando para esse momento. Isso pode te prejudicar?

De fato não! Desde que você tenha aplicado tudo que aprendeu para criar seu anúncio. Isso pode até fazer seus custos subirem um pouco, nada muito alarmente, mas em resumo se você tem um bom anúncio, tem constância e tem boas práticas, você tem grande chance de ficar bem!

Aí eu te digo! Principalmente nessa época do ano, não fique de fora, continue!

E se possível suba seus investimentos, as pessoas estão pesquisando produtos e serviços muito mais, o que explicaria também o aumento de investidores e estão mais predispostas a comprar, afinal e fim de ano, né?

Aproveite essa época, crie suas estrátegias e garanta seu pedaço dessa fatia tão importante. Não se apavore se seus custos aumentarem, mas corra para ajustar sempre que necessário, otimização constante é a chave para um anúncio de sucesso!

Não esqueça que no nosso Instagram você encontra mais dicas para ter um marketing digital de sucesso!
Clique aqui para seguir.

E se precisar de ajuda com seu marketing digital, mande mensagem no nosso Whats: (11) 9.6416-1632 ou entre em contato aqui pelo site mesmo. Basta clicar aqui.




   

Encontre

Inscreva-se!




Categorias

A gente te ensina

Adsense

Adwords

Agência de Marketing Digital

Analytics

Anúncios

Aplicativos

Automação

Automação de Marketing

Campanhas

Chatbot

Clubhouse

CMS

Consultoria Web

Consumidor

Criação de Logo

Criação de Loja Online

Criação de Sites

Curiosidades

Dia da Toalha

Dia das mulheres

Dia do consumidor

Dia do Orgulho Nerd

Dicas

Dicas de Marketing

Engajamento

Estratégias de Marketing

Facebook

Facebook Ads

Ferramentas de automação

GMB

GMN

Google

Google Meu Negócio

Identidade Visual

IG TV

Inbound Marketing

Inspiração

Instagram

Investimento

Investimento em Marketing

Logo

Logo Responsivo

Loja Online

Marketing

Marketing 360

Marketing de Conteúdo

Marketing Digital

Marketing na Páscoa

Marketing Web

Messenger

Negócio Local

Nerd

Notícias

Novidades

Outbound Marketing

Painel de Administração

Páscoa

Quarentena

Redes Sociais

Reels

SEO

Serviços

Sistemas Web

Site

Site Administrável

Site para revenda da calçados

Sites Desenvolvidos

Soluções

SPIN

Técnicas de venda

Tendências

Termos

Threads

Tráfego Negócios Locais

Tráfego Pago

Valor do Site

Vídeos

Vendas

Vero

WhatsApp

Arquivos do blog

Soluções para sua empresa:

Identidade Visual
Criação de Site
Redes Sociais
Criação de Conteúdo
Artes Web
E-mail Marketing
Adm de Campanhas
SEO
Loja Online
Sistema Web