i=Siga Piovezam Soluções Web no Instagram Curta Piovezam Soluções Web no Facebook

WhatsApp: (11) 9.4303-3234

Afinal, o que é Marketing?

12/11/2018

No dia a dia do mundo contemporâneo, caracterizado pela era digital e vasto e variado acesso à informação, muito se fala sobre marketing, seja para justificar comportamentos de famosos, a frustração de expectativas quanto a serviços e/ou produtos contratados/adquiridos, ou, então, a contratação de um atleta por determinado clube etc.

No entanto, apesar de estarmos familiarizados ao termo “marketing” , ainda há pouca compreensão de sua essência, posto que, algumas vezes, associamos, equivocadamente, o marketing a situações que não condizem a seus conceitos e realidade.

Vamos analisar e refletir sobre o seguinte exemplo:
Em colunas sociais, ora presenciamos que, se um jogador de futebol milionário casa-se com uma modelo famosa, “é puro marketing”; ora, quando um sujeito compra um seguro de carro e, na hora de usar, percebe que o seguro não cobre metade daquilo que ele precisava, provavelmente ele vai esbravejar:  “o seguro dessa empresa é uma bomba! Na hora de vender, pode tudo. Depois não pode nada. É tudo marketing. Vou cancelar essa apólice...”.

A essência do marketing, seguramente, não está associada a nada disso que foi descrito no exemplo anterior, e nem tão pouco podemos reduzi-lo a sinônimo de propaganda e publicidade, ou de vendas. Vale ressaltar que propaganda, publicidade, persuasão , vendas etc. são apenas “boas” ferramentas do marketing, que é muito mais amplo, complexo e certamente vital para o sucesso das empresas contemporâneas, as quais estão inseridas num cenário mercadológico cada vez mais competitivo, digital e global.

Segundo Silva (1998, p.48),  o conceito de marketing foi distorcido ao longo dos tempos no Brasil, em que o consumidor tradicionalmente era (e muitas vezes ainda é) tratado como uma variável insignificante , e, sendo assim, a ideia de marketing como mentira, como maquiagem exuberante que atrai para uma armadilha de vendas; ou pelo menos como uma atividade vazia, desprovida de tutano e seriedade, tem imperado no Brasil. Temos a certeza equivocada de que marketing é uma propaganda metida à besta, que trocou a agência pela corporação e as artes finais pelo crachá eletrônico. Costumamos pensar, ainda, que quanto melhor o marketing maior o hype, o exagero que deliberadamente conquista para depois frustrar. Em bom português: empulhação.

Podemos extrair desse entendimento que a essência do significado de marketing, no Brasil, foi descaracterizado e associado a coisas ou situações negativas, como por exemplo, algo hype – palavra do inglês que define a promessa que não se cumpre.

Mas, afinal, o que é marketing?

O marketing tem sua origem nos Estados Unidos, por volta de 1904, quando, inclusive, começou a fazer parte dos cursos de Administração. O conceito moderno de marketing, no entanto, surgiu no período da segunda guerra  mundial, entre as décadas de 1940 e 1950, quando o avanço da industrialização mundial acirrou a competição entre as empresas e a disputa por cliente e mercados se intensificou.

O sentido etimológico da palavra marketing vem da língua inglesa e deriva de Market , que significa mercado. Desse significado podemos assumir que a empresa que aplica e vivencia o marketing tem como o foco de suas ações o mercado, o qual é composto por consumidores, organizações, prestadores de serviços etc. Diante desse contexto, o marketing, segundo  o renomado autor e estudioso da área , Philip Kotler, pode ser conceituado como “ um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta  e troca de produtos de valor com outros.” (KOTTLER, 1998, p.27).

Esse conceito foi ampliado por Kotler e Keller (2006,p.4), no sentido de complementação e alinhamento à realidade mercadológica  vigente, inclusive, passou a ser cunhada pela American Marketing Association. De acordo com Kotler e Keller (2006,p.4):
O marketing é uma função organizacional  e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para clientes, bem como a administração  do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

O marketing é algo essencial para qualquer tipo de negócio. Às vezes, os  comerciantes podem ter um produto tão bom quanto o dos concorrentes, e pelo fato de não investir no marketing ficam atrás dos que investem. O cliente compra primeiro com os olhos, e depois com a racionalidade. Primeiro ele é seduzido, e depois pra finalizar necessita ser persuadido, porém para isso ele precisa enxergar quem  vende e o que vende, e a melhor maneira  é investindo nas ferramentas de marketing  hoje disponíveis, e sempre que possível ser pioneiro e lançar tendências.

Agora que você já sabe o que é Marketing, que tal cuidarmos do seu?

Ligue agora mesmo, não deixe pra depois, fale com nossos especialistas e vamos encontrar a solução ideal para sua empresa. Ligue: (11) 2548-6523 você também pode contatar nossa empresa das seguintes formas:

Pelo formulário de contato no site clicando aqui.
Pelo telefone fixo: (11) 2548-6523
Pelo WhatsApp: (11) 9.6908-8891
Ou pelo e-mail: contato@piovezam.com.br

E claro, também pode curtir a gente no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. Ah. Temos o Instagram também. Segue lá.

 




   

Encontre

Inscreva-se!




Categorias

A gente te ensina

Adsense

Adwords

Agência de Marketing Digital

Analytics

Anúncios

Aplicativos

Automação

Automação de Marketing

Campanhas

Chatbot

Clubhouse

CMS

Consultoria Web

Consumidor

Criação de Logo

Criação de Loja Online

Criação de Sites

Curiosidades

Dia da Toalha

Dia das mulheres

Dia do consumidor

Dia do Orgulho Nerd

Dicas

Dicas de Marketing

Engajamento

Estratégias de Marketing

Facebook

Facebook Ads

Ferramentas de automação

GMB

GMN

Google

Google Meu Negócio

Identidade Visual

IG TV

Inbound Marketing

Inspiração

Instagram

Investimento

Investimento em Marketing

Logo

Logo Responsivo

Loja Online

Marketing

Marketing 360

Marketing de Conteúdo

Marketing Digital

Marketing na Páscoa

Marketing Web

Messenger

Negócio Local

Nerd

Notícias

Novidades

Outbound Marketing

Painel de Administração

Páscoa

Quarentena

Redes Sociais

Reels

SEO

Serviços

Sistemas Web

Site

Site Administrável

Site para revenda da calçados

Sites Desenvolvidos

Soluções

SPIN

Técnicas de venda

Tendências

Termos

Threads

Tráfego Negócios Locais

Tráfego Pago

Valor do Site

Vídeos

Vendas

Vero

WhatsApp

Arquivos do blog

Soluções para sua empresa:

Identidade Visual
Criação de Site
Redes Sociais
Criação de Conteúdo
Artes Web
E-mail Marketing
Adm de Campanhas
SEO
Loja Online
Sistema Web