i=Siga Piovezam Soluções Web no Instagram Curta Piovezam Soluções Web no Facebook

WhatsApp: (11) 9.4303-3234

Dicas de Marketing durante a quarentena

18/03/2020

Como todos sabem, o Coronavírus chegou no Brasil, e com isso trouxe uma situação sem precedente para nosso país, mudou regras de negócios, mudou estruturas de desenvolvimento e mudou demais a vida de todos.
Nesse momento o que mais passa na cabeça dos empresários é o medo de como seus negócios vão continuar funcionando com essa crise. Seja durante a quarentena, onde o consumidor está ficando em casa, ou após a quarentena onde o consumidor já poderá sair para a rua, porém ainda estará com medo, incertezas e provavelmente sem a mesma condição de aquisição de antigamente.
Olhando por esse lado parece uma situação impossível de sair, mas a Piovezam começa te dando o seguinte conselho: Não entre em pânico! Até porque com certeza ele não te ajudará em nada.
Como disse, nunca passamos por uma situação nem ao menos parecida, mas isso trouxe um benefício, agora, exatamente nesse momento, sabemos onde nosso público está e como ele está se comportando e se você ainda não entende de marketing, saiba de uma coisa, saber onde o público está e como se comporta já é 80% do seu trabalho, você já tem a faca e o queijo na mão, agora só falta usar.
É muito importante saber como usar, e aí que a Piovezam entra, separamos algumas dicas de como se comportar e o que fazer com seu marketing durante essa crise.

Como se comportar durante a quarentena e a crise do Coronavírus com o marketing da sua empresa?

Antes de mais nada é super importante ter em mente o seguinte: O mundo inteiro está passando por isso, não é só você. Então, manter a calma é essencial, e saber que o mercado irá se moldar a isso já te dá uma vantagem estratégica, afinal, molde-se agora. Não espere!
O segundo ponto importante é ter a consciência de que esse é um momento difícil, leve em consideração a empatia em cada ação do seu marketing e da sua empresa, não esqueça que nosso momento seu cliente também quer saber como ele vai sair dessa crise - olha só que interessante - lembra que falei acima que hoje você sabe onde seu cliente está e como ele se comporta? Então não esqueça disso, crie cada ação do seu marketing baseada nisso.
Então, se você tem em mente que tem que manter a calma e tem a consciência de que seu cliente também está preocupado, o primeiro ponto em seu comportamento é:

Informe seu cliente

Repare que aqui não estou falando apenas de informar sobre a atual situação da pandemia no mundo, para isso, o cliente procura outras fontes de notícia, ao menos que sua empresa seja um canal de comunicação, ficar compartilhando notícias não vai ajudar em nada, aqui você deve dar algumas dicas de como se proteger e principalmente explicar o que sua empresa está fazendo para se proteger e principalmente proteger ele, fale também quais novas ações  sua empresa está tomando para que seu cliente possa continuar consumindo o seu produto ou serviço em segurança.
Você também pode falar sobre o que fez com sua equipe para mantê-la segura e como isso impacta nos produtos e serviços entregues, lembre-se, aborde os pontos positivos, se os negativos existirem, como atraso nas entregas e dificuldade na execução de alguns pontos, não esqueça de notificar que isso é para o bem de todos.
E olha novamente o ponto interessante de saber como o cliente está se comportando, já que você sabe que ele quer se informar sobre a situação do Coronavírus, que tal oferecer entretenimento para ele? Já que ele está em casa (lembra que sabemos onde ele está?) e já que você sabe que ele está procurando se manter informado (lembra que sabemos como ele está se comportando?) que tal oferecer entretenimento para os intervalos dessas buscas? Pelo menos nós acreditamos que só receber notícias ruins sobre esse momento acaba com qualquer um.
Então, comporte-se oferecendo entretenimento para que ele possa se distrair e encontrar em sua empresa uma lugar onde ele não vê só notícia ruim, demonstre pra ele que você está fazendo tudo o possível para continuar prestando os serviços da forma mais normal possível, mas aqui tenha muito cuidado! Não finja que nada está acontecendo no mundo, como dito, o seu comportamento mudou por conta da pandemia, seu conteúdo mudou por conta da pandemia e seu público precisa saber disso e precisa identificar em suas palavras isso. Depois  que seu comportamento muda, o que você pode fazer com o marketing da sua empresa? O que você pode oferecer?

O que fazer com seu marketing durante essa crise

Aqui é o ponto principal para que sua empresa possa passar por esse momento, minimizando qualquer negatividade e prejuízo.
Após adotar as práticas de comportamento citadas acima, você precisa se posicionar e mostrar ao público o que sua empresa tem a oferecer nesse momento, por que o cliente deve continuar por perto de você e como isso vai ajudá-lo.
Especialistas em marketing afirmam uma máxima importantíssima principalmente para esse momento. Pode doer ouvir isso, mas é uma verdade que fica cada vez mais clara quando se observa como as grandes empresas se comportam: Marketing não é venda.
Eu poderia citar aqui infinitas fontes, livros e links que deixam claro o porquê de marketing não ser venda, mas quero que você se atente a pelo menos essas três referências:

https://administradores.com.br/artigos/nao-confunda-marketing-com-vendas
http://redatorweb.com.br/2011/06/o-papel-principal-do-marketing-na-internet-nao-e-vender/
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/digital/38438/marketing-nao-vende-venda-ele-gera-demanda-diz-ariane-feijo.html

No primeiro link da página Administradores, Raúl Candeloro cita o quanto executivos não sabem o que esperar quando contratam o serviço de marketing, em um dos trechos do texto ele cita:

“Marketing não é uma maneira de aumentar as vendas – não é nem mesmo uma forma de efetuar uma única venda sequer. O objetivo principal do marketing é influenciar clientes (pessoas físicas ou jurídicas) a decidirem que comprar de você é a melhor opção.”
Já no segundo texto do Redator Web o autor cita Philip Kotler e Kevin Lane Keller, dois renomados professores de marketing, para ilustrar os principais papéis do marketing na internet, que entre eles são:

- Identificar o público-alvo;
- Descobrir e desenvolver diferenciais;
- Analisar o mercado e concorrentes;
- Desenvolver meios para engajar e fidelizar;
- Propor estratégias para tal;
- Utilizar ferramentas;
- Definir posicionamento;


Entre outros (sugiro a leitura dos textos) mas como pode ver, em momento algum, vender!
E por fim, no último texto do site Mundo do Marketing, em entrevista, a Ariane Feijó explica que o marketing não vende, e sim gera a demanda.

Analisando esses únicos três textos, se precisássemos definir o marketing em apenas um ponto, ele seria de que o marketing serve para mostrar ao mundo quem sua empresa é.

Você já viu um comercial da Coca Cola? Nele tem preço? Nele o produto é explorado de forma direta?
Pois bem... Você assisti um comercial da Coca Cola, apenas para não esquecer que refrigerante tem que ser Coca Cola, se deu sede, tem que ser Coca Cola, porém lá dentro da empresa, existe um departamento de venda, que constantemente está ligando nos lugares e oferecendo o produto, em alguns casos as pessoas até a procuram para comprar, pois já conhecem, mas mesmo assim a Coca Cola continua investindo constantemente em profissionais para fazer a captação de novos clientes. Aliado ao marketing por exemplo, ela criou algumas regras: Em restaurantes e redes de fast food se tem Coca Cola, não pode ter outro produto, já viu isso?
Mas como ela conseguiu que sua equipe de venda, possa apenas de entrar em contato “convencer” o cliente a comprar a Coca Cola? Como ela conseguiu que sua equipe de venda diga ao cliente que ou ele só vende Coca Cola em seu estabelecimento ou ele não vende a Coca Cola. E melhor, como ela conseguiu que o cliente aceite isso?
Simples! Porque o marketing ensinou ao cliente que a Coca Cola é tudo isso! Ela pode exigir isso de quem está comprando.
 Só pra finalizar essa parte da Coca Cola, você já reparou que em 90% dos casos a Coca Cola é mais cara do que qualquer outro refrigerante que esteja sendo oferecido? E mesmo assim ela é quase a principal escolha da maioria?
Enfim, se fossemos abordar esse conceito de que marketing não é venda poderíamos ficar aqui o dia todo, mas quero que antes de você saber o que fazer com seu marketing durante a crise, você tenha em mente de que marketing não é venda, e se você ainda não concorda comigo nessa altura do texto, sugiro que leia tudo novamente.

Com isso em mente, quero pontuar outro item de extrema importância, se você nunca trabalhou seu marketing de conteúdo e seu marketing de relacionamento, essa é a hora, mas não significa que agora será fácil, pelo contrário agora será mais difícil, lembra que falei que agora sabemos onde o consumidor está e como ele se comporta? Pois é, então sabemos que ele não quer saber de comprar e se relacionar com marcas agora, pelo menos não com marcas que ele nunca se relacionou e muito menos com marcas que não tenham nada a acrescentar para ele.

Partindo desse ponto, o que você pode acrescentar na vida de seu cliente durante a quarentena, o que você pode acrescentar durante a crise?

Formas de comprar sem sair de casa

O primeiro ponto que os empresários bateram assim que a quarentena começou a ser anunciada foi esse: Compre sem sair de casa! Seja comprando pelo WhatsApp, comprando pelo site, comprando pelo telefone e etc, etc e etc.
Aqui esbarramos em alguns pontos: Se você não tem um site por exemplo, dificilmente o cliente vai te encontrar, se você não tem um relacionamento com ele, dificilmente ele sabe seu whats ou acompanha suas redes sociais para saber como te contatar, pior ainda, dificilmente ele sabe como falar contigo, o mesmo ocorre com o telefone, isso sem contar que o telefone depende de alguém disponível durante o período de atendimento e a quarentena teoricamente é para todos né? O que você vai fazer? Vai passar o telefone da casa do seu funcionário? Quem vai atender esse telefone?
Mas calma que pra quase tudo isso, temos solução!
O atendimento via whats virou febre assim que foi lançado, nos últimos dias então, assim que a quarentena começou ainda mais empresas investiram nessa forma de atendimento, por exemplo, algumas usam o recurso de vídeo chamada para falar com seus clientes, assim eles ficam bem próximos, mas lembra que falei que se você não tinha esse relacionamento com seu cliente antes, dificilmente ele sabe seus contatos?
Aí nesse caso o site te salva. Ele joga no Google, te encontra e então consegue falar contigo, mas aí entra o fato de você ter investido - no passado - uma boa parte dos seus esforços em SEO. Agora seu site está em primeiro lugar no Google e fica fácil de todo mundo te achar.
Isso não ocorreu contigo? Sem problemas, ainda podemos resolver isso.
O cliente te busca nas redes sociais. Lembra lá em cima quando falei que era importante manter seu cliente informado? Que é importante falar o que você está fazendo e como está fazendo? Então agora seu cliente encontra sua rede e pronto. Já pode falar contigo...
Mas sua página também nunca recebeu sua atenção e hoje está com o engajamento péssimo e ninguém está te achando? Ainda aqui, sem problemas, temos solução, porém, agora é hora de investir.
Você precisará fazer anúncios e campanhas pagas dentro das redes sociais e no Google.
Não esqueça de definir exatamente quem é seu publico alvo e a região que seu anúncio deve aparecer, mas, que tipo de conteúdo você oferece nesse momento? Aqui serve pra quem fez o marketing certinho desde o começo e também pra quem se preocupou só agora.

Em caso de empresas que possuem loja física e vendem produtos, sugerimos as seguintes ações:

Frete grátis: Sim, essa é a hora de engajar com seu cliente lembra? Abrir mão de um pouco do lucro é importante, não esqueça que como dito algumas vezes aqui no texto esse é o momento de você mostrar para seu cliente que você tem algo a oferecer pra ele.
Não esqueça do seguinte, sua loja está fechada, certo? Então você mesmo pode pegar seu carro ou moto e ir fazer a entrega. Por que não? E essa pode ser uma oportunidade de conhecer de verdade seu cliente, que tal?
Desconto pra quem optar pelo frete: Algumas empresas ainda podem ficar abertas, mas que tal sugerir a seu cliente que ficar em casa é melhor? Ofereça descontos pra quem optar pelo delivery, assim você ajuda a sociedade, mantendo todos em quarentena e pode ter mais vendas, por conta do desconto oferecido.
Compras online: Aqui não é uma opção que você vai resolver do dia pra noite, porém vender em uma loja online pode ser a solução nesse momento, por exemplo, você acha que a rede Extra está com problemas com suas vendas? Sim, com certeza está, mas você acha que ele não está vendendo online? E nem estou considerando a venda de alimentos e produtos básicos, estou considerando os outros itens que ela oferece, como eletrônicos, eletrodomésticos e etc.
Me arriscaria até a dizer que as vendas no site aumentaram, afinal, as pessoas não querem se arriscar a chegar no mercado e ele estar cheio, agora imagina se a rede não tivesse o site para vendas online? Grandes empresas como a eBay por exemplo, que nem mesmo tem estoque teve quedas nas vendas? Sim, teve, mas como o negócio dela é online, o fato das pessoas estarem em casa não interferiu tanto, ela pode ter sido afetada pela crise econômica, mas os negócios online seguem vivos e em pleno funcionamento.
Repare que aqui a interferência pode ter ocorrido por conta da atual situação econômica, mas não por conta do negócio deles estar fechado.
Compre e ganhe: Essa pode ser uma dica que muitos já fizeram no passado, mas por que agora ela pode ser uma solução? Porque agora as vendas podem cair, então você fazer um compre e ganhe coloca na cabeça do cliente que ele leva vantagem ao comprar nesse momento, então, pode ser que isso equilibre seus pedidos.
Brinde: Sim, esse pode ser um momento para dar um brinde, mas que tal um brinde mais voltado para a atual situação do mundo? Que tal compre e ganhe um sache de álcool em gel? E olha que isso é ouro nos tempos de hoje né? Ou algo que você perceba que seu nicho precise nesse momento, usar a criatividade nesse momento é fundamental.

Em caso de empresas que não possuem loja física e vendem produtos, sugerimos as seguintes ações:

Aqui estamos considerando empresas que vendem exclusivamente online, seja por um site, redes sociais, boca a boca e até whats. Sim, é possível vender online sem nem mesmo ter um site. Aqui mesmo em nosso blog, damos dicas de como fazer.
Além das dicas acima, você pode exclusivamente:
Oferecer uma nova forma de atendimento: Todo mundo já está acostumado a comprar online de você, mas que tal aproveitar o momento para estreitar a comunicação? Aparecer mais perto do cliente? Mostrar pra ele que você também está em quarentena.
Enfatizar que seus produtos servem pra ficar em casa: Confira em sua lista de produtos quais são ideias para usar dentro de casa? Destaque eles nesse momento, apresente os benefícios de usar ele nesse momento, ou dê nova cara para a forma de usá-lo.

Em caso de empresas que possuem ponto de atendimento físico e vendem serviços, sugerimos as seguintes ações:

Esse é o caso de escritórios de advocacia, contadores, dentistas e etc.
Conteúdo online: Esse é o momento para vídeos ao vivo. Mostre o quanto você entende do assunto que vende, explique, ensine e tire duvidas de seus consumidores.
Atendimento online: Em alguns casos você pode agendar atendimentos online, quem sabe isso pode até virar definitivo em sua empresa? Uma consultoria online por vídeo conferencia cai bem em qualquer momento.

Em caso de empresas que não possuem ponto de atendimento físico e vendem serviços, sugerimos as seguintes ações:

Aqui estamos considerando prestadores de serviços diversos, como: Pintores, Construtores, Consultores entre outros.
Seu negócio já era baseado no online ou sempre vendeu no boca a boca?
Se era baseado no online, existem grandes chances de você já trabalhar o marketing de conteúdo e já ter um publico engajado, mas caso sempre vendeu no boca a boca e agora está procurando como continuar vendendo, invista nesse tipo de marketing.
Pegue o que você faz e crie conteúdo relevantes ao seu público, ensine pequenos macetes e se for o caso criei cursos online para vender. Já ouviu falar no Hotmart? Vale a pena pesquisar e usar esse tempo que está tendo agora para aprender mais essa para seu negócio.
Vender com antecedência: Essa tarefa é um pouco difícil, mas você pode aproveitar para vender com antecedência, ofereça descontos para quem já fechar para uma data lá na frente, e ofereça pacotes, assim você pode garantir um rendimento agora. Só não esqueça de deixar algumas janelas em datas no futuro, pois caso contrário, você não terá espaço para receber rendimentos quando começar a executar esses serviços.
Degustação: Seu serviço é adquirido online? Então ofereça um período de degustação, a pessoa se distrai durante a quarentena e quem sabe não continua continua contigo?

Por fim, para todas as empresas, sugerimos as seguintes ações:

Interação: Esse é o momento de estreitar laços. Aproveite que grande parte do seu publico está em casa, e alguns até com tempo de sobra e converse com eles, pergunta o que ele gosta, o que ele está fazendo, o que ele vai fazer quando tudo isso acabar e por aí afora.
Quanto mais você perguntar, mais você vai saber o que perguntar. Acredite em mim.
Brincadeiras: Existem muitas brincadeiras que podem ser feitas em casa, e você pode até mesmo convidar a galera pra brincar online contigo, qual brincadeira você gosta de fazer?
Evite piadas: Pois é, brincar com uma situação dessa nunca é recomendado. Repare que uma coisa é oferecer entretenimento, e outra é brincar com um assunto sério, não tire sarro, não dê conselhos ao contrário do que as autoridades dizem e pense bem antes de postar qualquer coisa, e isso não serve só para a quarentena, ok?
Redução do lucro: Sabemos que se a situação já não está fácil, abaixar o preço é pior ainda né? Mas pense comigo, é melhor vender e lucrar pouco ou não vender? Não esqueça que nesse momento não passa na cabeça do cliente comprar nada, então mostre pra ele que isso pode ser uma oportunidade. Cuidado ao relacionar suas promoções a quarentena, mas de forma branda mostre para ele que os preços estão mais atrativos agora, só não esqueça de fazer isso de verdade. Não existe coisa pior do que falsas promoções.
Estudar: Sim, isso não tem nada em relação ao seu cliente, mas tire um tempo para fazer isso aqui mesmo que você está fazendo, tire um tempo para aprender algo novo.

É isso pessoal, demos algumas dicas que acreditamos que possa te ajudar, queremos nos colocar a disposição também para tirar suas dúvidas, te ajudar e ouvir as dicas que você tem pra dar, como dito no começo do texto, nunca passamos por uma situação assim no Brasil, então tudo deve ser testado, arrisque e veja o que acontece, muitos dizem que toda crise é uma oportunidade, vamos aproveitar essa oportunidade?

E claro, se precisa daquela força com sua empresa na web, convido você a dar esse passo e conversar conosco agora mesmo, vamos?

Chama no Whats (11) 9.6416-1632
Estamos te esperando. Você também pode contatar nossa empresa das seguintes formas:

Pelo formulário de contato no site clicando aqui.
Pelo e-mail: contato@piovezam.com.br
Ou ligando aqui no escritório: (11) 2548-6523 - temporariamente indisponível até o final da quarentena

E claro, também pode curtir a gente no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. Ah. Temos o Instagram também. Segue lá.




   

Encontre

Inscreva-se!




Categorias

A gente te ensina

Adsense

Adwords

Agência de Marketing Digital

Analytics

Anúncios

Aplicativos

Automação

Automação de Marketing

Campanhas

Chatbot

Clubhouse

CMS

Consultoria Web

Consumidor

Criação de Logo

Criação de Loja Online

Criação de Sites

Curiosidades

Dia da Toalha

Dia das mulheres

Dia do consumidor

Dia do Orgulho Nerd

Dicas

Dicas de Marketing

Engajamento

Estratégias de Marketing

Facebook

Facebook Ads

Ferramentas de automação

GMB

GMN

Google

Google Meu Negócio

Identidade Visual

IG TV

Inbound Marketing

Inspiração

Instagram

Investimento

Investimento em Marketing

Logo

Logo Responsivo

Loja Online

Marketing

Marketing 360

Marketing de Conteúdo

Marketing Digital

Marketing na Páscoa

Marketing Web

Messenger

Negócio Local

Nerd

Notícias

Novidades

Outbound Marketing

Painel de Administração

Páscoa

Quarentena

Redes Sociais

Reels

SEO

Serviços

Sistemas Web

Site

Site Administrável

Site para revenda da calçados

Sites Desenvolvidos

Soluções

SPIN

Técnicas de venda

Tendências

Termos

Threads

Tráfego Negócios Locais

Tráfego Pago

Valor do Site

Vídeos

Vendas

Vero

WhatsApp

Arquivos do blog

Soluções para sua empresa:

Identidade Visual
Criação de Site
Redes Sociais
Criação de Conteúdo
Artes Web
E-mail Marketing
Adm de Campanhas
SEO
Loja Online
Sistema Web